quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem - Telma Weisz


UM CASAMENTO ENTRE A DISPONIBILIDADE DA INFORMAÇÃO EXTERNA E A POSSIBILIDADE DA CONSTRUÇÃO INTERNA

            Perguntar à criança, quando não se entende sua produção, ajuda muito. Mesmo que o professor não compreenda suas explicações. É muito interessante também pôr duas crianças para trabalharem juntas e observar, pois elas dão explicações umas às outras que fazem sentido entre elas, e se o professor olhar com cuidado pode compreender muito do que acontece.
            Para as crianças que apresentam estratégicas mais sofisticadas, a necessidade de explicá-las para as que usam estratégias menos avançadas é uma situação riquíssima na qual podem aprender muito. As exigências da comunicação obrigam-nas a desenvolver argumentos que consolidam seus conhecimentos, fazendo-as avançar mais.
            Se o olhar do professor está suficientemente informado, ele pode tomar decisões importantes seja na formação das parcerias entre alunos, seja nas questões que ele mesmo propõe no desenrolar da atividade.

            Texto retirado da Internet: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário