UM CASAMENTO ENTRE A DISPONIBILIDADE DA INFORMAÇÃO EXTERNA E A
POSSIBILIDADE DA CONSTRUÇÃO INTERNA
Perguntar
à criança, quando não se entende sua produção, ajuda muito. Mesmo que o
professor não compreenda suas explicações. É muito interessante também pôr duas
crianças para trabalharem juntas e observar, pois elas dão explicações umas às
outras que fazem sentido entre elas, e se o professor olhar com cuidado pode
compreender muito do que acontece.
Para
as crianças que apresentam estratégicas mais sofisticadas, a necessidade de
explicá-las para as que usam estratégias menos avançadas é uma situação
riquíssima na qual podem aprender muito. As exigências da comunicação
obrigam-nas a desenvolver argumentos que consolidam seus conhecimentos,
fazendo-as avançar mais.
Se
o olhar do professor está suficientemente informado, ele pode tomar decisões
importantes seja na formação das parcerias entre alunos, seja nas questões que
ele mesmo propõe no desenrolar da atividade.
Texto retirado da Internet:
Nenhum comentário:
Postar um comentário