Números e posições
- Pedir que a criança escreva um número de 3 (três) algarismos;
- Escrever os 5 (cinco) antecessores desse número;
- Colocar esses números em ordem crescente;
- Circular os pares;
- Grifar os impares;
- Escrever os números por extenso.
- Repetir os procedimentos com os sucessores (ordenar os números em decrescente)
- Para alunos menores pode-se usar números com dois algarismos, o dia do mês, o número de alunos da sala, etc.
Gráficos e Tabelas
Notas do OBA
Tabela
- As notas do OBA foram apresentadas em ordem alfabética, mas os alunos queriam saber qual a classificação de cada um. Para não dar a resposta pronta, sugeri organizarmos uma tabela.
- Contamos o número de participantes e ordenamos na lousa, por enquanto, ( 1º, 2, 3º...até o 22º).
- Em seguida, fomos colocando as notas (as crianças pediram para começar da menor nota para a maior - queriam ter uma surpresa - rsrsrs).
- O impasse aconteceu quando apareceram duas notas iguais: 5,5. e agora? Não tínhamos as provas para usar alguma questão de maior valor para o critério desempate. Depois de alguma discussão, o critério escolhido foi a data de nascimento - e essa regra passou a valer para outros casos de empate.
- Os alunos copiaram no caderno.
- Foi muito interessante. As crianças adoraram, pois foi uma atividade em que eles puderam opinar e criar regras.
Gráfico
- Com a tabela classificatória em mãos, partimos para a construção do gráfico de barras;
- Chegamos a conclusão que deveríamos separar as barras contando de 2 em 2;
- Ficou assim: de 0 a 2 = 0 alunos; 2 a 4 = 2 alunos; 4 a 6 = 5 alunos; de 6 a 8 = 7 alunos, de 8 a 10 = 8 alunos.
- Partimos então para a escolha das cores: para 0 alunos a cor escolhida foi preta ( usamos um traço preto na reta do zero); para 2 alunos usamos vermelho ( lembrando que os alunos escolheram as cores); para 5 alunos amarelo; para 7 alunos azul e para 8 alunos, verde (apesar de alguns preferirem ouro).
- Recortamos as barras nas cores e quantidades necessárias e cada um construiu o seu gráfico no caderno. Fizemos um grande para colar no mural da sala ( claro que as crianças queriam colar no mural do pátio, mas depois de discutirmos o assunto achamos melhor não). Em breve as fotos.
Probleminhas Matemáticos
1- Na última sexta-feira, Heloisa foi almoçar com suas amigas em um restaurante. No quadro abaixo, estão indicados os 4 pratos principais e os 3 tipos de sobremesa que ela pode escolher. Complete o quadro abaixo para descobrir quantas possibilidades de escolha de um prato principal e de uma sobremesa são oferecidas para Heloisa e suas amigas:
Prato Principal /
Sobremesa
|
Frango
|
Panqueca
|
Bife
|
Peixe
|
Gelatina
|
Frango e Gelatina
|
Panqueca e Pudim
|
Bife e gelatina
|
Peixe e Gelatina
|
Pudim
|
Frango e Pudim
|
|||
Pêssego em calda
|
Responda:
a)
Observe:
A
quantidade de pratos principais = ___________
A
quantidade de sobremesas = _________
A
quantidade de possibilidades = __________
_______
x _______ = __________
b)
Heloísa tinha ___ diferentes pratos para
escolher e ___ sobremesas diferentes. Escolhendo um prato e uma sobremesa, é
possível fazer ___ combinações.
2- João faz pipas para vender. Faz em três formatos diferentes:
quadrado, losango e pentágono. Para a cor do papel ele usa cinco opções: verde,
azul, vermelho, preto e branco.
Demonstre no gráfico semelhante ao da questão 1, as opções
de escolha que tem João ao confeccionar suas pipas. Em seguida, responda:
Pipas / Cores
|
|||
a) Quantas são as possibilidades existentes para ele fazer
as pipas?_____
b) Que cálculo devemos fazer para encontrar a
resposta?___________
3-
Aninha arrumou seus 120 chaveiros em 4 caixas.
Quantos chaveiros ela colocou em cada caixa? ___________
4-
Em uma caixa há 24 lápis de cor. Quantos lápis
teremos em 5 caixas?_________________
5-
Tenho três dúzias de canecas em minha coleção.
Quantas canecas faltam para eu ter meia centena? ______________
6-
Talita tem 8 anos. A mãe de Talita é três vezes
mais velha que ela. Quantos anos tem a mãe de Talita?
7-
Paulinho jogou bolinhas de gude com seu amigo
Zézinho. Paulinho fez 3 centenas, 8 dezenas e 5 unidades de pontos.
a)
Quantos pontos ele fez? Escreva por extenso no
caderno
b)
Zézinho fez 4 dezenas menos e 2 unidades mais
que Paulinho. Quantos pontos fez Zézinho? Escreva por extenso no caderno.
9- Se um livro custa R$34,00, quanto custarão 35 livros iguais a esse?
10- O coração de um elefante bate, em média, 30 vezes por minutos. Quantas vezes ele bate em uma hora?
11-
Magali tem meia de caixas de balas. Cada caixa
tem uma dezena mais quatro unidades de balas. Quantas balas Magali tem? ______
12-
Mônica arrumou seus 42 pares de sapatos em meia
dúzia de prateleiras. Quantos sapatos ela colocou em cada prateleira? _____
13-
Cebolinha e Cascão foram comprar um presente
para o Anjinho. Eles compraram uma bola colorida e um pião de madeira. Sabendo
que a compra ficou em R$ 23,00 e a bola custou nove reais, qual foi o valor
pago pelo pião?
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