A avaliação da educação básica no Brasil
Autor: Dirce Nei Teixeira de Freitas
Nº de Páginas: 234 pgs
Nº da Edição: 1ª Edição (2007)
ISBN: 978-85-7496-191-0
O estudo examina a regulação avaliativa da educação básica brasileira para saber como ela aconteceu, como autorizou certos interlocutores, como educou e como serviu à estrutura do poder. Esse conhecimento pode contribuir para uma maior compreensão de processos educativos que alcançam e envolvem dirigentes, gestores e professores por meio da política educacional. A estes, aos formadores de professores e aos interessados pela pesquisa em avaliação, o livro propicia elementos elucidativos sobre a relação entre Estado-avaliador e Estado-educador. Sua leitura poderá ser particularmente útil a quem busque conhecer como e por que a avaliação em larga escala evoluiu de “uma questão de interesse” para “uma prática consolidada” no governo da educação básica no Brasil.
A cultura escolar em debate
questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa
Organizadoras: Rosa Fátima de Souza, Vera Teresa Valdemarin
Nº de Páginas: 208 pgs
Nº da Edição: 1ª edição (2005)
ISBN: 85-7496-152-3
O uso recorrente do conceito de cultura escolar evidencia sua fertilidade para explicar a complexidade da educação moderna e contemporânea, nas quais se entrecruzam fatores determinantes que, embora abordados de modo específico para garantir o necessário aprofundamento, devem ser integrados a um quadro mais amplo que lhes dê significação. Eis a proposta da obra!
A formação social da personalidade do professor
um enfoque vigotskiano
Autora: Lígia Márcia Martins
Nº de Páginas: 158 pgs
Nº da Edição: 1ª edição (2007)
ISBN: 978-85-7496-168-2
FUNDEB, federalismo e regime de colaboração
Autor: Paulo de Sena Martins
Nº de Páginas: 352 pgs
Nº da Edição: 1ª edição (2011)
ISBN: 9788574962726
As políticas de financiamento da educação básica brasileira foram afetadas pelas relações entre o poder central e os poderes regionais e locais e pela interferência de práticas patrimonialistas presentes desde a gênese do Estado nacional. O presente livro analisa, à luz domodelo de Federalismo cooperativo estabelecido pela Constituição Federal de 1988, a adoção dos fundos contábeis como instrumentos para o financiamento da educação básica pública brasileira e estratégia política para alcançar a equidade e o regime de colaboração entre os entes federados. A obra analisa a experiência do FUNDEF e a construção do vigente FUNDEB, com a participação de vários atores – Executivo, Legislativo e sociedade civil.
Se liga nessa: Educador - Sala dos Professores
Livro da série Se liga nessa direcionado aos educadores, como ponto de partida para que criem novos caminhos em sua ação educativa. Buscando a coerência entre discurso e prática, os autores evidenciam a importância do diálogo e do planejamento pedagógico, bem como a necessidade de articular as áreas do conhecimento e reconhecer as diferenças no cotidiano das salas de aula. O CD encartado traz sugestões de atividades baseadas nos temas desenvolvidos nos três títulos da série: Relacionamento, Convivência e Trabalho.
Planejamento e avaliação | Subsídios para a ação docente
O livro trata de questões relativas a conhecimento e aprendizagem, e orienta o professor na formulação de seus planos de curso e de aula, oferecendo instrumentos seguros para a avaliação de todo o processo educativo. Apresenta o planejamento como fio condutor do trabalho docente e enfatiza a necessidade de se considerar a avaliação como um instrumento a serviço do aluno no caminho da aprendizagem. O livro pertence à série Didática para Educação Profissional.
Sumário:
Sobre o Conhecimento
Conhecimento e aprendizagem
Fatores que Interagem no Processo de Aprendizagem
As relações sociais
Os fatores emocionais
A comunicação didática
A seleção e a organização dos conteúdos
A qualidade em educação
O Planejamento da Ação Educativa
Planejar é preciso
Eu planejo, tu planejas, nós planejamos
Como planejar
O planejamento participativo
Por onde começar
A elaboração do plano de curso
O mercado, o profissional e o plano de curso
Itens de um plano de curso
A elaboração do plano de trabalho do docente
A Avaliação da Ação Educativa
Avaliar também é preciso
Avaliar para quê?
Como avaliar
Avaliação somativa
Avaliação formativa
Mas que procedimentos adotar?
Critérios de avaliação
Mensuração e instrumentos
Conclusão
Conhecimento e aprendizagem
Fatores que Interagem no Processo de Aprendizagem
As relações sociais
Os fatores emocionais
A comunicação didática
A seleção e a organização dos conteúdos
A qualidade em educação
O Planejamento da Ação Educativa
Planejar é preciso
Eu planejo, tu planejas, nós planejamos
Como planejar
O planejamento participativo
Por onde começar
A elaboração do plano de curso
O mercado, o profissional e o plano de curso
Itens de um plano de curso
A elaboração do plano de trabalho do docente
A Avaliação da Ação Educativa
Avaliar também é preciso
Avaliar para quê?
Como avaliar
Avaliação somativa
Avaliação formativa
Mas que procedimentos adotar?
Critérios de avaliação
Mensuração e instrumentos
Conclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário