Corrida da água
Atividade desenvolvida com os alunos do 4º ano da EMEF "Maria Ignês Menin Biffi" - Distrito Taquaral - Rincão, para o Dia Mundial da Água - 22 de março de 2013
Cada aluno recebeu seu tabuleiro, quatro peças (jogadores) e um dado que eles mesmos recortaram, coloriram e montaram.A alegria foi geral - não esperaram nem chegar em casa - jogaram ali mesmo na sala de aula - foi um momento delicioso de descontração.
Texto matemático para completar
Objetivo
- Resolver problemas que envolvam a utilização dos números em diferentes contextos.
- Resolver problemas que envolvam a utilização dos números em diferentes contextos.
Conteúdo
- Relação entre os números usando estimativa em contexto significativo.
- Relação entre os números usando estimativa em contexto significativo.
Na ___ semana de abril, numa ___ feira, cerca de ___ pessoas participaram da reunião da Associação de Pais e Mestres da escola. No encontro, ___ assuntos foram discutidos. Os presentes comeram ___ salgadinhos no total e consumiram ___ garrafas de refrigerante de ___ litros cada. O ponto principal da reunião foi a organização da Festa Junina. Foi decidido que o evento seria realizado no dia ___ de junho, ou seja, cerca de ___ dias depois do início das aulas e ___ dias antes do início das férias de julho. Estima-se que ___ pessoas comparecerão à festa, bem mais do que os ___ do ano passado. Para elas, haverá ___ barracas de jogos e ___ barracas de comes e bebes. O ponto alto vai ser a quadrilha, com ___ alunos participantes.
Registro: A turma foi dividida em duplas que foram organizadas dentro de um nível mais
próximo de desenvolvimento, para que a atuação e a aprendizagem fossem favorecidas
. Cada dupla recebeu uma cópia do texto e foram orientados que ao colocarem os números
nas lacunas, os mesmos deveriam estar de acordo com o contexto pedido
A atividade revelou-se rica e altamente produtiva. Originalmente era destinada a turmas de 1º a 3º anos, mas com as devidas alterações conseguimos realizar plenamente a atividade e com as dificuldades pertinentes ao 5º ano.
Curiosidades (textos para leitura e interpretação)
Como deve ser o comportamento durante e execução do Hino
Nacional?
O comportamento que temos de ter ao ouvir o Hino Nacional
está previsto na Lei nº 5.700, aprovada em 1971 e em vigor até hoje. Essa
legislação propõe que o ouçamos em pé e em silêncio, com a cabeça descoberta.
Qualquer outra forma de saudação durante a execução - como acompanhar com
palmas ou assovios - é proibida. Não
há nada na lei, no entanto, que impeça as pessoas de aplaudir depois que o hino
termina.
A água poluída fica limpa quando evapora?
Sim, já que durante o processo de evaporação ela se separa dos
elementos que a contaminam por ter ponto de ebulição (100 graus Celsius em
condições normais de temperatura e pressão) mais baixo que eles. Isso não quer
dizer que pode ser bebida após se condensar e cair na forma de chuva. Ela volta
a se poluir ao se misturar a outros componentes atmosféricos ou ao retornar a
um local já contaminado.
Por que a água do mar é salgada?
Toda água contém íons, inclusive a encontrada em rios e
lagos. Nos oceanos, a quantidade é maior devido a um processo que começou há
milhões de anos. A chuva foi diluindo os minerais presentes na superfície
terrestre, carregando-os para o mar. Ao mesmo tempo, vulcões submersos foram
lançando elementos químicos na água, contribuindo para o aumento da salinidade.
Esses fenômenos ocorrem até hoje. Estima-se que os oceanos recebam anualmente
2,5 milhões de toneladas de sais variados. Isso quer dizer que os mares ficam
mais salgados a cada ano? Não, pois eles também perdem sal. Moluscos,
crustáceos, estrelas do mar, ouriços e tartarugas, entre outros animais
marinhos, utilizam o sódio e o cálcio diluídos na água para construir suas
conchas e carapaças. É por isso que a salinidade média de mares e oceanos ao
redor do mundo mantém-se mais ou menos estabilizada em 35% - ou seja, 35 gramas
de sais (principalmente cloro e sódio) para cada litro de água.
Todos os animais dormem?
Muitos animais dormem como os humanos, mas a maioria apenas
repousa, passando por períodos de menor atividade, em que ocorrem uma baixa do
metabolismo e a entrada num estado de letargia (leia os exemplos de quatro
espécies na galeria). Tanto o sono como o repouso são importantes para promover
o descanso do corpo e da mente e para a produção e liberação de substâncias
indispensáveis para a manutenção do metabolismo. No caso dos mamíferos, por
exemplo, durante o sono profundo há a liberação de hormônios que ajudam a
controlar a fome e a saciedade, além de evitar a perda de cálcio. O tempo de
sono varia muito entre as espécies: girafas dormem por duas horas, ratos por 11
horas e o tatu- canastra chega a 18 horas seguidas.
Até onde o Universo se expande?
Não é possível saber com exatidão os limites dessa expansão
porque o infinito não tem fim ou não sabemos quando termina. Mas os cientistas
conseguem estimar até onde vai o chamado Universo perceptível: ele está a 14
bilhões de anos- luz (ou 130 mil bilhões de bilhões de quilômetros) de
distância de nós.
Gatos Malhados
Cada aluno recebeu uma ficha como esta.
Divididos em duplas, os alunos deram espaço ao improviso, já que a indicação para a atividade era que se fosse usado dados para sortear quantas casas os alunos deveriam andar no tabuleiro que continha as multiplicações. Mas como não vemos dificuldade em nada improvisamos.
"Não temos dados? Vamos de Dedos"
Vamos ao jogo:
As duplas deveriam decidir quem começaria a jogar e depois "lançar" os dedos. O número que saísse correspondia a quantidade de casas a serem percorridas no tabuleiro, lembrando que o caminho poderia ser percorrido de maneira aleatória, mas sem pular nenhuma casa.
Na casa em que parassem deveriam realizar a multiplicação indicada e verificar se o resultado se encontrava em seu Gato Malhado e em seguida pintar o espaço com o resultado. Ganha quem pintar todo o gato primeiro.
Agora com essa atividade não tem como não ficar com a tabuada afiada.
Muito legal
Atividade desenvolvida com os alunos do 5º ano da Emef Maria Ignês Menin Biffi - Distrito Taquaral - Rincão - SP - PACTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário