PRÁTICAS DE ESCRITA
- Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
- Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
- Confecção do jornalzinho coletivo;
- Confecção de murais
- Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
- Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
- Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
- Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma.
- Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro
- Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota.
- Troca de atividades;
- Fazer exposição com a produção dos alunos;
- Produzir murais em conjunto;
- Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;
- Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;
- Trabalhar com receitas oralmente e escrita;
- Trabalhar com imagens e pequenos textos;
- Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;
- Fazer comparação entre o desenho e a escrita.
- Trabalhar com índice e paginação;
- Identificar no dinheiro as letras e números;
- Dominó de letras e números;
- Placas de veículos.
- Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessa.
Retirada na íntegra de: http://wwwbloggercomalfabetizareletrars.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário