PRÁTICAS DE LEITURA
- Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto
- Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos.
- Conto e reconto
- Faz-de-conta
- Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia
- Criar o jornalzinho da turma com informativo diário
- Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade
- Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam
- Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade
- Adivinhas
- Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional
- Trabalhar com receitas
- Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha
- Mostrar o nome e ler
- Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence
- Pedir para que cada criança pegue seu cartão
- Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas
- Bingo e dominó dos nomes
- Atividades no cantinho da leitura
- Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola
- Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa
- Criar projetos de leitura
- Dramatizações simples
- O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)
- Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.
Retirado na íntegra de: wwwbloggercomalfabetizareletrars.blogspot.com.b
Nenhum comentário:
Postar um comentário