terça-feira, 13 de maio de 2014

Escola e Comunidade: a parceria que pode - e deve - dar certo (APM)




A participação da comunidade nas decisões da escola é a melhor forma para conseguir o sucesso dos alunos. Quando percebem que existe interesse da escola e da comunidade em melhorar a qualidade de ensino, os alunos passam a se posicionar de forma mais positiva. Mas como ajudar?
Que tal participando da APM, do Conselho de Escola ou do Grêmio Estudantil?

                                   Associação de Pais e Mestres - APM -

  • Quem pode participar?

Todos podem participar da APM, que deve ser formada por pais, alunos maiores de 18 anos, professores e pelo diretor da escola.

  • Qual a importância da APM?

A APM é muito importante, pois ajuda a fiscalizar a qualidade dos serviços prestados. A comunidade também traz novas ideias, sugestões e define as prioridades da escola.
A APM por ser uma entidade que pode receber e arrecadar recursos financeiros, deve ser registrada em cartório e, obedecer as regras de um estatuto, que regula o seu funcionamento. Os estudantes e/ou seus responsáveis têm o direito de conhecer os estatutos da APM, podendo inclusive pedir uma cópia à direção da escola.

  • Com arrecadar recursos?

A APM pode arrecadar recursos por meio de várias atividades, como festas e gincanas, e receber doações e contribuições. Ela também pode receber recursos governamentais (Secretarias de Educação, Ministério da Educação. A APM deve estar com suas contas sempre em ordem - tem que prestar contas de todo dinheiro que recebe, seja ele de recursos oficiais ou de campanhas próprias. É preciso prestar muita atenção e verificar sempre se as contas estão em ordem para que a escola possa receber, através da APM, o dinheiro que lhe é destinado.

  • Quem decide com usar o dinheiro?

O dinheiro da APM deve ser usado para o benefício dos alunos, portanto é muito importante saber decidir onde ele deverá ser usado. é muito importante que todos possam participar dessa decisão.
Os recursos da APM podem resolver problemas do dia a dia - com os recursos da APM pode-se resolver mais rapidamente vários problemas da escola, como por exemplo: contratação de serviços de manutenção, o conserto de uma porta, de um ventilador, de uma torneira ou a pintura da quadra esportiva. Mas a APM, com seus recursos também pode comprar livros para a biblioteca ou sala de leitura da escola, mapas, jogos de computadores, material pedagógico ou esportivo - tudo aquilo que facilite a aprendizagem e o relacionamento entre os alunos. A APM pode inclusive usar os recursos para para cursos e palestras de especialistas sobre temas de interesse dos alunos, pais ou professores.
Que mais a APM faz?
A APM deve também acompanhar o projeto pedagógico da escola e as atividades que ela desenvolve. As decisões da APM deve estar de acordo com o projeto pedagógico da escola.
Participar pode fazer toda diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário