quinta-feira, 8 de maio de 2014

Condições sociais impactam o Ideb

Falo sobre isso já faz uns dez anos.

"Para obter bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é fundamental investir na qualidade do ensino, mas o governo deve melhorar também a infraestrutura escolar e as condições sociais dos alunos." - Revista Nova Escola - abril 2014 - nº 271





De que adianta falar tanto em qualidade de ensino e formação de professores, se o básico, que é a infraestrutura ninguém nunca ouviu falar. 
Escolas caindo aos pedaços, crianças tendo que usar o "matinho" como banheiro, material didático de péssima qualidade, móveis quebrados, sala de informática (quando existem) estão sucateadas...falta giz, falta caderno, falta lápis...falta merenda. 
Transporte escolar? Nem pensar.
Enquanto isso nossos governantes e seus técnicos em educação acreditam (e pior que acreditam mesmo) que formar professores é a solução - a única solução. Seria, se tivéssemos também uma excelente infraestrutura. Seria, se tivéssemos materiais e instrumentos necessários para colocar em prática tudo que aprendemos. Seria, se fossemos ouvidos em nossas necessidades no dia a dia. Seria, se nossos alunos tivessem uma vida digna. Seria, se os cursos de formação não fossem apenas cópias uns dos outros. Seria, se os professores recebessem salários dignos e compatíveis com a responsabilidade de formar cidadãos. seria, seria...seria!!!
Crianças que vivem em situação precária tendem a ter baixo rendimento...jura? Foi preciso encomendar uma pesquisa para chegar a essa conclusão? Parece óbvio que sim. Infraestrutura é tudo, é a base de qualquer projeto...sem infraestrutura não se constrói nada. Tente erguer uma casa sem o alicerce...você pode até erguer um pedaço de parede, mas fatalmente ela irá cair. O mesmo acontece com a Educação...do jeito que a coisa é feita, até parece que tudo está caminhando muito bem, no entanto só quem vive o cotidiano da sala de aula, o cotidiano da escola sabe que as "paredes" caem sempre que levantadas.
Grande número de transferências causam impacto no Ideb - claro que sim - mas como manter a família naquele logradouro se as condições da família são precárias.
além de melhorar as condições estruturais das escolas é preciso melhorar - com extrema urgência - as condições da comunidade. Um depende do outro. Não dá mais para brincar de faz de conta. Nós professores não podemos - e não queremos - pagar mais essa conta.

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