segunda-feira, 12 de maio de 2014

Biblioteca de Classe - O mundo fascinante dos livros



Do livro de pedra ao livro eletrônico, das bibliotecas medievais, sagradas e misteriosas, às bibliotecas abertas ao público e à grande rede de bibliotecas ligando leitores de todo o mundo, o homem imprime a sua marca, revelando a trajetória de seu conhecimento. No entanto, a quem os livros e as bibliotecas têm servido?
Num país em que grande parte da população não tem acesso à escrita e outra parte tem acesso à ela, mas não é letrada, precisamos questionar o papel da escola, instituição a que se delega esse poder - o de ensinar a ler e a escrever.
O mundo de hoje, dominado pela informação e pela informática, não comporta mais uma escola que aprisiona o conhecimento em alguns poucos livros. É evidente que as crianças vão à escola para aprender ler e escrever e para apropriar-se do saber construído ao longo do tempo pelo homem. Chegam cheias de sonhos, expectativas e conhecimentos, inclusive sobre a escrita e sobre a linguagem escrita: contam histórias e fatos, cantam músicas, recitam quadrinhas, etc. Por que, então, a escola insiste amordaçá-las, em ensinar estranhas "famílias" de sílabas ou em listas de palavras e de frases tão diferentes de tudo o que ouvem, vêem e falam? Onde está a diversidade de textos com os quais convivemos, par comparar, ampliar o mundo, refletir, fazer descobertas e tirar conclusões se lhes é dado um único material "de ler"? A escola mata o leitor antes mesmo que ele aprenda a ler
Aprende-se exatamente pela divergência e não pela igualdade. Aprende-se a ler lendo textos!!! Como diz Foucambert (1994)," ler é um trabalho de detetive, é como achar pistas no que é apresentado pela escola". Ler é construir significados e quanto mais lemos maior é a rede de sentimentos que podemos tecer. Ler é dialogar com o autor, com seu contexto histórico, social e cultural, é preencher os vazios de modo ímpar, utilizando seus conhecimentos prévios ( Kleiman).
Crianças gostam de livros, gostam do cheiro do livro...gostam dos sonhos que eles despertam!! A criança é naturalmente curiosa e cheia de imaginação, o livro e por conseguinte a leitura, aguçam essa imaginação, essa curiosidade...essa "invencionice".
Leio muito para meus alunos e com meus alunos, sem cobranças - lemos por puro prazer. Incentivo que levem livros para casa, para que leiam com seus familiares e, se tiverem vontade contem para os colegas como foi essa experiência. Tenho confiança que estou formando leitores competentes, mas muito além disso, estou formando leitores que leem por prazer!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário