O QUE SABE UMA CRIANÇA QUE PARECE NÃO SABER
NADA
Quando se
fala da importância de o professor compreender o que seus alunos sabem ou não
sabem para poder atuar, a questão é mais complexa do que parece. Pensa-se
sempre que é preciso ter uma boa noção daquilo que os alunos sabem do ponto de
vista do conteúdo a ser aprendido, visto da perspectiva do adulto – ou seja, de
como os adultos vêem a matéria que está sendo ensinada. Por exemplo, se o
professor está ensinando aritmética, pode concluir que seus alunos sabem somar
e subtrair, mas não sabem multiplicar e dividir. Trata-se de uma constatação
simples, mas não é disso que estou falando. Volto a me referir ao saber do
ponto de vista do aprendiz, porque é esse o conhecimento necessário para fazer
o aluno avançar do que ele já sabe para o que não sabe. Falo das construções e
idéias que ele elaborou e que, no mais das vezes, não foram ensinadas pelo
professor, mas construídas pelo aprendiz.
Texto retirado da Internet:
Nenhum comentário:
Postar um comentário