sábado, 18 de agosto de 2012

Piaget e a Educação Infantil


    Principais objetivos da educação: formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.ormação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.
   Devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino,mas, ao contrário, elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos. 

 Desse modo, suas pesquisas recebem diversas interpretações que se concretizam em propostas didáticas também diversas. 
 
 m propostas didáticas também diversas.

Implicações do pensamento piagetiano para a aprendizagem

·         Os objetivos pedagógicos necessitam estar centrados no aluno, partir das atividades do aluno.
·         Os conteúdos não são concebidos como fins em si mesmos, mas como instrumentos que servem ao desenvolvimento evolutivo natural.
·         primazia de um método que leve ao descobrimento por parte do aluno ao invés de receber passivamente através do professor.
·         A aprendizagem é um processo construído internamente.
·         A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.
·         A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.
·         Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.
·         A interação social favorece a aprendizagem.
·         As experiências de aprendizagem necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vista na busca conjunta do conhecimento.

http://piaget.infoedu.zip.net/   - 21/05/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário