Principais objetivos da educação: formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.ormação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.
Devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino,mas, ao contrário, elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos.
Desse modo, suas pesquisas recebem diversas interpretações que se concretizam em propostas didáticas também diversas.
m propostas didáticas também diversas.
Implicações do pensamento piagetiano para a aprendizagem
· Os objetivos pedagógicos necessitam estar centrados no aluno, partir das atividades do aluno.
· Os conteúdos não são concebidos como fins em si mesmos, mas como instrumentos que servem ao desenvolvimento evolutivo natural.
· primazia de um método que leve ao descobrimento por parte do aluno ao invés de receber passivamente através do professor.
· A aprendizagem é um processo construído internamente.
· A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.
· A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.
· Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.
· A interação social favorece a aprendizagem.
· As experiências de aprendizagem necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vista na busca conjunta do conhecimento.
http://piaget.infoedu.zip.net/ - 21/05/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário