A
concepção construtivista não é, em sentido estrito, uma teoria mas um
referencial onde os professores podem se guiar para solucionar determinadas
situações.
A
concepção construtivista é utilizada como instrumento de análise educativa e
uma ferramenta útil para tomar decisões inteligentes, inerentes ao
planejamento, aplicação e avaliação do ensino.
Esta concepção pode
cumprir uma função que tem sido atribuída ao “pensamentos psicopedagógico” do professor.
Estes pensamentos ou teorias tem
fundamento empíricos e divergem na opnião de alguns autores com relação a sua
utilidade em sala de aula. Alguns autores acham que deve haver um acordo quase
perfeito entre teoria e prática, outros acham que a teoria serve como um
referencial a partir do qual são identificados os problemas e articuladas suas
soluções de maneira mais dialética e interativa.
Os professores sendo influenciados pela
prática cotidiana devem refletir sobre o que se faz e por que se faz tendo como
referencial algo que os guiem e justifiquem sua atuação.
Como sabemos que o ensino não é dado de
maneira estática então os planos fechados raramente se adaptam às necessidades
da situação, por isso precisamos teorias que sirvam de referenciais para contextualizar
e priorizar metas e finalidades.
Um assunto fundamental que não podemos
perder de vista é a função social e socializadora da educação escolar e nem o
fato de que a educação recebida pelo aluno é articulada em um contexto
institucional que transcende, embora não ignore, a dimensão mais individual do
ensino para integrá-lo em um projeto educacional comum.
Então a aprendizagem deve ser vista não
só na dimensão individual como na dimensão social. Neste aspecto deve ser
considerados os conteúdos de aprendizagem como produtos sociais e culturais, o
professor como agente mediador entre indivíduo e sociedade e o aluno como
aprendiz social.
Tendo em vista esta função da escola é
necessário ter referenciais explicativos que fundamentem este princípio onde
considerem o caráter socializador do ensino e sua função no desenvolvimento
individual. Estes referenciais são necessários para termos um ensino de
qualidade.
Ensino de qualidade no ambiente
institucional são aquelas que favorecem o bem-estar e o desenvolvimento geral
dos alunos em suas dimensões sociais, de equilíbrio pessoal e cognitivas.
Para se obter essa qualidade no ensino é
necessário que a escola de condições, apoiando os professores, tendo o apoio
dos pais na tarefa educacional da escola, professores que trabalham em equipe,
entre outras coisas.
A concepção construtivista da
aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis
aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu
desenvolvimento pessoal, não só no caráter cognitivo mas inclui também
capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal
e motora. Esta concepção leva em conta que a aprendizagem é fruto de uma
construção pessoal, na qual os agentes culturais são imprescindíveis para essa
construção pessoal.
Esta construção do conhecimento se dá a
partir do momento em que o conteúdo a ser aprendido é incorporado de modo que
mais tarde possa ser utilizado pelo indivíduo.
Texto produzido a partir de informações retiradas da Internet e dos meus cadernos do Magistério ( prof Ettamyr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário