Garantir que todos os alunos aprendam os conteúdos e adquiram habilidades para viver em sociedade...essa é, ou deveria ser a função social da escola.
Para poder exercitar sua cidadania plenamente, o aluno precisa compreender a realidade em que está inserido, a comunidade em que vive, com seus problemas e necessidades. Só assim ele poderá transformar a sociedade e poderá se considerar verdadeiramente um cidadão.
A escola deve ser o espaço de debates e questionamentos para que seu aluno possa participar da transformação da realidade. Essa é a função social da escola. E para que a escola se efetive como um verdadeiro espaço de debates e questionamentos é preciso que ela também se questione.
A sociedade espera que a escola prepare cidadãos para participarem ativamente da vida social do país. E para isso questionamentos são necessários.
É preciso que se reflita: para que serve a escola? quem são seus alunos? de onde vêm? que conhecimentos prévios possuem? que experiencias de vida possuem? como a escola poderá interagir com a comunidade em que está inserida?
Há que se pensar também nas condições sociais reais em que vivem esses alunos? Os objetivos educacionais propostos estão levando essas condições em consideração?
E a prática pedagógica e o trabalho desenvolvido pela escola...estão contribuindo para formar que tipo de homem,mundo e sociedade?
Muitos outros questionamentos se fazem necessários, que tomaria páginas e páginas...mas a sementinha já foi plantada...agora é molhar e cuidar para que brote e forme as raízes...e com o decorrer do tempo esses questionamentos serão respondidos e novos surgirão...pois assim é a vida...nunca se pode achar que todas as respostas foram dadas...acredite a vida sempre vai propor novas perguntas...beijos!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário