O jogo no processo de alfabetização pode ser muito útil e interessante, pois através dele pode-se alcançar inúmeras ações, incentivando a interação e possibilitando uma aprendizagem eficaz, fomentando também o prazer e a curiosidade.
O jogo dá a criança a possibilidade de investigar, problematizar práticas culturais e de seu cotidiano. a utilização de jogos pode ser excelente recurso de participação, integração e comunicação entre alunos.
Através dos jogos, os alunos terão meios para compreender e expressar-se bem, dominando diferentes linguagens e instrumentos textuais.
Entende-se, portanto, que o jogo é importante e necessário para o desenvolvimento intelectual e social da criança, estimulando sua criticidade, sua criatividade e sua habilidade social. Quando faz uso do lúdico, o professor está propiciando ao aluno a oportunidade de se integrar de forma dinâmica, interpretando e expondo ideias e explorando seus conhecimentos.
O professor envolvido com jogos e brincadeiras na escola, deve além de atuar como animador, ser um observador e um investigador das relações e acontecimentos que se desenvolvem na sala de aula. Ele precisa ter uma sólida formação teórica, pedagógica e pessoal, pois a preocupação, hoje, é desenvolver na criança as reais condições de que sejam capazes de conhecer seus direitos e deveres e reivindica-los e cumpri-los perante a sociedade.
Leituras:
Antunes, Celso - Jogos para a estimulação das Múltiplas Inteligências
Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais
Ferreiro, E.- Reflexões sobre alfabetização
Kramer, S. - Alfabetização: leitura e escrita
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