No Brasil existe a Educação à Distância e a educação distante...distante da realidade.
Constrói-se prédios, gasta-se quantias estratosféricas em equipamentos e materiais didáticos, mas a educação propriamente dita está cada vez mais distante do que realmente é necessário para que se atinja uma verdadeira educação de qualidade.
Busca-se saídas mágicas com projetos mirabolantes, que rendam grande impacto social e por que não muitos votos; muda-se nomes, faz-se pactos, mas soluções reais, concretas, objetivas e principalmente, possíveis de serem realizadas...ah meu bem!!! essas só com a iniciativa dos educadores, lá no seu espaço, na sua escola com os seus aprendizes!!!
Vivemos uma educação equivocada. Não existem no Brasil projetos que assegurem a eficácia da Educação como um todo. Quando falo em projetoS, não é erro não...são projetos sim..., no plural, pois um país de tamanho continental como o nosso, necessita que seus projetos de alfabetização contemplem as especificidades culturais, econômicas, sociais e mesmo políticas de cada região.
De que adianta tantas inovações tecnológicas ( que muitos não saberão usar e outros nem mesmo terão acesso), se nos últimos 20 anos não vemos mudanças que coloquem a educação principalmente no que refere-se a alfabetização, no centro das discussões. Essas discussões devem contar com a participação total dos educadores, aqueles que estão na sala de aula, não aqueles que estão em salas com ar refrigerado, pensando que sabem o que é ser professor...o que é ser educador no Brasil.
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