domingo, 23 de junho de 2013

Reforço Escolar

Pais e responsáveis sempre analisam a possibilidade de contratar um professor particular para os seus filhos quando eles não apresentam bom rendimento escolar durante o ano letivo e, principalmente, quando estão em risco de perder o ano. Contratar um professor particular para efetuar o reforço escolar  revela deficiências cognitivas do aluno ou falhas no processo de ensino da instituição de educação.

reforco escolarNo final de ano, os estudantes  estão ansiosos para entregar as últimas provas, trabalhos curriculares, tirar boas notas e decretar férias, porém, quando não obtiveram bons resultados no decorrer do ano, a aprovação fica comprometida. Para tentar recuperar o tempo perdido e superar o peso das notas vermelhas, os pais resolvem contratar professor particular, colocando o estudante num processo de mini-intensivo de final de ano.

Em maio de 2013, durante o 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou a implementação de aulas de reforço nas matérias de português, matemática e ciências que seriam lecionadas gratuitamente nas redes públicas de ensino no período do contraturno das aulas regulares.
A ideia do projeto foi criada em 2010, na gestão do ex-ministro Fernando Haddad. O projeto “Mais Educação” visava oferecer aulas de reforço na extensão da jornada diária escolar. Em 2013, o programa já atendia cerca de 45.000 escolas da rede pública do Brasil. As escolas participantes do programa recebiam apoio financeiro para implementar as atividades.
Reforçar o aprendizado dentro das escolas é um caminho a ser seguido, mas, caso o  aluno ainda não tenha acesso gratuito ao reforço escolar, seja na escola pública ou particular, os pais e responsáveis devem saber detectar qual o momento mais necessário para se contratar um professor particular, leia a seguir algumas orientações:


Como ajudar o aluno com dificuldades sem recorrer ao reforço escolar?
Desde o início do ano, é imprescindível que os pais acompanhem o dia a dia escolar de seus filhos, fiscalizando a realização dos deveres de casa (que servem como reforço de aprendizado das matérias lecionadas em sala), a conclusão de trabalhos de pesquisas, e detectando em qual matéria o aluno apresenta maior dificuldade.

Como perceber que o aluno necessita de ajuda de um professor particular?
Quando as primeiras notas do ano estiverem muito baixas, acompanhadas de baixo estímulo e interesse. As dificuldades podem ser percebidas diretamente pelos pais ou informadas pela própria escola.

O que fazer antes de contratar um professor particular?
Verifique com a coordenação da escola se é realmente necessário contratar um reforço escolar. Ao contratar um professor, verifique suas qualificações, seriedade e indicações. Não jogue dinheiro e tempo fora. Em todos os casos, é aconselhável estimular o aluno a gostar de ler e estudar.

Texto extraído de: infoescola.com
Autoria:Fernando Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário