sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Rotina Diária
Considerada um instrumento de dinamização da aprendizagem e facilitador das percepções infantis sobre o tempo e o espaço, a rotina orienta as ações das crianças e do professor. ´
É necessário que o professor se organize, planeje e controle o equilíbrio do investimento em todas as áreas da aprendizagem. Ao planejar é preciso encontrar um equilíbrio na previsão do tempo das atividades, para que elas não se estendam além do necessário, ou que seja preciso apressar as crianças para finalizá-las. Sabendo da rotina diária de forma clara e compreensível, as crianças podem se organizar e se preparar para as atividades do dia.
Além da organização do tempo, a organização do espaço interno e externo à sala de aula deve potencializar a ação das crianças.
A utilização e a organização do espaço e do tempo refletem e interferem nas práticas pedagógicas e na construção da autonomia do aluno para os estudos e para o convívio social.
Fonte de pesquisa: Cadernos Anglo do Professor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário