São jogos verbais - tradicionais ou criados pelas crianças - como: adivinhas, trava-línguas, parlendas ou simplesmente jogos de palavras que rimam, ou com sons iniciais semelhantes, ou outras características determinadas. Todos eles enfatizam a função lúdica e criativa da linguagem.
Além de resgatar brincadeiras tradicionais, valorizando assim a língua materna e a cultura oral dos alunos, esses jogos possibilitam desenvolver a consciência linguística e suas competências de linguagem em um contexto lúdico que os diverte e entretém. Por exemplo: os jogos permitem discriminar os sons iniciais ou finais das palavras, estimulam a criatividade, ao propiciar associações de palavras pouco usuais, favorecem o desenvolvimento do vocabulário e de distintas estruturas gramaticais. Também permitem desenvolver uma linguagem inquisitiva mediante a formulação de perguntas nos jogos de adivinhações, favorecem a fluência de expressão oral por meio dos trava-línguas e estimulam o desenvolvimento da memória, ao exigir a retenção de séries de palavras.
Em relação a linguagem escrita, a prática de jogos linguísticos estimula os alunos a procurarem, em livros ou dicionários, palavras com sons iniciais ou finais semelhantes, e a ler e escrever os jogos verbais inventados por eles mesmos ou por outros.
Por fim, a transcrição desses jogos, constitui uma interessante oportunidade para estimular os alunos a escrever de forma legível e ordenada, com a ortografia e as estruturas gramaticais corretas.
Fonte: Revista Literatura
CONDEMARIN,M. VALDAMES,Y. Medina, A. Oficina de Linguagem. São Paulo. Moderna.1997
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