PRÁTICAS DE ESCRITA
- Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
 - Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
 - Confecção do jornalzinho coletivo;
 - Confecção de murais
 - Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
 - Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
 - Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
 - Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma.
 - Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro
 - Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota.
 - Troca de atividades;
 - Fazer exposição com a produção dos alunos;
 - Produzir murais em conjunto;
 - Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;
 - Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;
 - Trabalhar com receitas oralmente e escrita;
 - Trabalhar com imagens e pequenos textos;
 - Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;
 - Fazer comparação entre o desenho e a escrita.
 - Trabalhar com índice e paginação;
 - Identificar no dinheiro as letras e números;
 - Dominó de letras e números;
 - Placas de veículos.
 - Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessa.
 
Retirada na íntegra de: http://wwwbloggercomalfabetizareletrars.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário