PRÁTICAS DE LEITURA
- Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto
 - Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos.
 - Conto e reconto
 - Faz-de-conta
 - Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia
 - Criar o jornalzinho da turma com informativo diário
 - Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade
 - Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam
 - Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade
 - Adivinhas
 - Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional
 - Trabalhar com receitas
 - Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha
 - Mostrar o nome e ler
 - Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence
 - Pedir para que cada criança pegue seu cartão
 - Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas
 - Bingo e dominó dos nomes
 - Atividades no cantinho da leitura
 - Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola
 - Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa
 - Criar projetos de leitura
 - Dramatizações simples
 - O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)
 - Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.
 
Retirado na íntegra de: wwwbloggercomalfabetizareletrars.blogspot.com.b

Nenhum comentário:
Postar um comentário