Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Livros de imagem





"A criança quando chega à escola já é uma experiente leitora do mundo. Desde muito cedo ela começa a observar, prever, interpretar e atribuir significados aos seres, objetos, ações e situações que a rodeiam, inclusive ao mundo das letras. Essas estratégias de busca de sentidos utilizadas pela criança para tratar de compreender o mundo que a rodeia, devem ser reconhecidas pelo educador e incorporada às suas próprias estratégias de ensino para melhorar a qualidade do aprendizado da leitura, entendido como um processo contínuo que começa no momento em que a criança é capaz de perceber sinais e atribuir-lhes significado." - M. Condemarim, V Galmédes e A. Medina (1)

Os livros de imagem são" um veículo de educação ativa, capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das crianças". N. N. Coelho (2)

"Lendo em voz alta as imagens", a criança " adota uma atitude ativa, compara, discrimina, enumera, descreve, recria, e interpreta segundo o que já sabe [...] A imagem por si só é portadora de uma mensagem decifrável para a criança, graças à sua vivência. Cada imagem representa uma unidade de ação e de leitura, e permite a compreensão e a utilização de um vocabulário adequado às situações propostas.
Sequências de imagens, onde os mesmos heróis intervêm, podem ser propostas à criança pequena, desde que ela comece a estabelecer uma ligação lógica e cronológica entre uma imagem e a seguinte ou a precedente. Histórias com 2,3,4 ou mais imagens a serem reconstruídas ajudam as crianças a diferenciarem o antes e o depois, a tomarem consciência das diferenças, a encontrarem as ligações, a organizarem seu raciocínio ( noções de orientação, de lateralização, de espaço). Isto requer um duplo esforço de análise e síntese. F. Faucher (3)

"Esses livros (feitos para crianças pequenas, mas que podem encantar aos de qualquer idade) são sobretudo experiências de olhar...De um olhar múltiplo, pois se vê com os olhos do autor e do leitor, e ambos enxergando o mundo e as personagens de modo diferente, conforme percebem o mundo..." Fanny Abramovich (4)

1 - CONDEMARIN,M GALDAMES,V e MEDINA,A. Oficina de Imagem. São Paulo, Moderna, 1987.
2 - COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil, 6ª edição. São Paulo, Atica, 1993.
3 - FRAUCHER, F in Boletim nº 38, p 10.
4 - ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. São Paulo. Scipione. 1995



Nenhum comentário:

Postar um comentário