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segunda-feira, 30 de julho de 2012

Construtivismo na sala de aula



 
A concepção construtivista não é, em sentido estrito, uma teoria mas um referencial onde os professores podem se guiar para solucionar determinadas situações.
A concepção construtivista é utilizada como instrumento de análise educativa e uma ferramenta útil para tomar decisões inteligentes, inerentes ao planejamento, aplicação e avaliação do ensino.
Esta concepção pode cumprir uma função que tem sido atribuída ao “pensamentos psicopedagógico”  do professor.  
Estes pensamentos ou teorias tem fundamento empíricos e divergem na opnião de alguns autores com relação a sua utilidade em sala de aula. Alguns autores acham que deve haver um acordo quase perfeito entre teoria e prática, outros acham que a teoria serve como um referencial a partir do qual são identificados os problemas e articuladas suas soluções de maneira mais dialética e interativa.
Os professores sendo influenciados pela prática cotidiana devem refletir sobre o que se faz e por que se faz tendo como referencial algo que os guiem e justifiquem sua atuação.
Como sabemos que o ensino não é dado de maneira estática então os planos fechados raramente se adaptam às necessidades da situação, por isso precisamos teorias que sirvam de referenciais para contextualizar e priorizar metas e finalidades.    
Um assunto fundamental que não podemos perder de vista é a função social e socializadora da educação escolar e nem o fato de que a educação recebida pelo aluno é articulada em um contexto institucional que transcende, embora não ignore, a dimensão mais individual do ensino para integrá-lo em um projeto educacional comum.
Então a aprendizagem deve ser vista não só na dimensão individual como na dimensão social. Neste aspecto deve ser considerados os conteúdos de aprendizagem como produtos sociais e culturais, o professor como agente mediador entre indivíduo e sociedade e o aluno como aprendiz social.
Tendo em vista esta função da escola é necessário ter referenciais explicativos que fundamentem este princípio onde considerem o caráter socializador do ensino e sua função no desenvolvimento individual. Estes referenciais são necessários para termos um ensino de qualidade.
Ensino de qualidade no ambiente institucional são aquelas que favorecem o bem-estar e o desenvolvimento geral dos alunos em suas dimensões sociais, de equilíbrio pessoal e cognitivas.
Para se obter essa qualidade no ensino é necessário que a escola de condições, apoiando os professores, tendo o apoio dos pais na tarefa educacional da escola, professores que trabalham em equipe, entre outras coisas.
A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, não só no caráter cognitivo mas inclui também capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motora. Esta concepção leva em conta que a aprendizagem é fruto de uma construção pessoal, na qual os agentes culturais são imprescindíveis para essa construção pessoal.
Esta construção do conhecimento se dá a partir do momento em que o conteúdo a ser aprendido é incorporado de modo que mais tarde possa ser utilizado pelo indivíduo.

Texto produzido a partir de informações retiradas da Internet e dos meus cadernos do Magistério ( prof Ettamyr)

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