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Atividades e desafios de Matemática

Matemática

Números e posições


  1. Pedir que a criança escreva um número de 3 (três) algarismos;
  2. Escrever os 5 (cinco) antecessores desse número;
  3. Colocar esses números em ordem crescente;
  4. Circular os pares;
  5. Grifar os impares;
  6. Escrever os números por extenso.
  7. Repetir os procedimentos com os sucessores (ordenar os números em decrescente)
  8. Para alunos menores pode-se usar números com dois algarismos, o dia do mês, o número de alunos da sala, etc.


Gráficos e Tabelas

Notas do OBA
Tabela
  1. As notas do OBA foram apresentadas em ordem alfabética, mas os alunos queriam saber qual a classificação de cada um. Para não dar a resposta pronta, sugeri organizarmos uma tabela.
  2. Contamos o número de participantes e ordenamos na lousa, por enquanto, ( 1º, 2, 3º...até o 22º).
  3. Em seguida, fomos colocando as notas (as crianças pediram para começar da menor nota para a maior - queriam ter uma surpresa - rsrsrs).
  4. O impasse aconteceu quando apareceram duas notas iguais: 5,5. e agora? Não tínhamos as provas para usar alguma questão de maior valor para o critério desempate. Depois de alguma discussão, o critério escolhido foi a data de nascimento - e essa regra passou a valer para outros casos de empate.
  5. Os alunos copiaram no caderno.
  6. Foi muito interessante. As crianças adoraram, pois foi uma atividade em que eles puderam opinar e criar regras.
Gráfico

  1. Com a tabela classificatória em mãos, partimos para a construção do gráfico de barras;
  2. Chegamos a conclusão que deveríamos separar as barras contando de 2 em 2;
  3. Ficou assim:  de 0 a 2 = 0 alunos; 2 a 4 = 2 alunos; 4 a 6 = 5 alunos; de 6 a 8 = 7 alunos, de 8 a 10 = 8 alunos.
  4. Partimos então para a escolha das cores: para 0 alunos a cor escolhida foi preta ( usamos um traço preto na reta do zero); para 2 alunos usamos vermelho ( lembrando que os alunos escolheram as cores); para 5 alunos amarelo; para 7 alunos azul e para 8 alunos, verde (apesar de alguns preferirem ouro).
  5. Recortamos as barras nas cores e quantidades necessárias e cada um construiu o seu gráfico no caderno. Fizemos um grande para colar no mural da sala ( claro que as crianças queriam colar no mural do pátio, mas depois de discutirmos o assunto achamos melhor não). Em breve as fotos.



Probleminhas Matemáticos

1-            Na última sexta-feira, Heloisa foi almoçar com suas amigas em um restaurante. No quadro abaixo, estão indicados os 4 pratos principais e os 3 tipos de sobremesa que ela pode escolher. Complete o quadro abaixo para descobrir quantas possibilidades de escolha de um prato principal e de uma sobremesa são oferecidas para Heloisa e suas amigas:

Prato Principal /
Sobremesa
Frango
Panqueca
Bife
Peixe
Gelatina


Frango e Gelatina
Panqueca e Pudim
Bife e gelatina
Peixe e Gelatina
Pudim


Frango e Pudim



Pêssego em calda






Responda:
a)           Observe:
A quantidade de pratos principais = ___________
A quantidade de sobremesas = _________
A quantidade de possibilidades = __________
_______ x _______ = __________

b)           Heloísa tinha ___ diferentes pratos para escolher e ___ sobremesas diferentes. Escolhendo um prato e uma sobremesa, é possível fazer ___ combinações.

2- João faz pipas para vender. Faz em três formatos diferentes: quadrado, losango e pentágono. Para a cor do papel ele usa cinco opções: verde, azul, vermelho, preto e branco.
Demonstre no gráfico semelhante ao da questão 1, as opções de escolha que tem João ao confeccionar suas pipas. Em seguida, responda:

Pipas / Cores






























a) Quantas são as possibilidades existentes para ele fazer as pipas?_____
b) Que cálculo devemos fazer para encontrar a resposta?___________ 

3-    Aninha arrumou seus 120 chaveiros em 4 caixas. Quantos chaveiros ela colocou em cada caixa? ___________

4-    Em uma caixa há 24 lápis de cor. Quantos lápis teremos em 5 caixas?_________________

5-    Tenho três dúzias de canecas em minha coleção. Quantas canecas faltam para eu ter meia centena? ______________

6-    Talita tem 8 anos. A mãe de Talita é três vezes mais velha que ela. Quantos anos tem a mãe de Talita?

7-    Paulinho jogou bolinhas de gude com seu amigo Zézinho. Paulinho fez 3 centenas, 8 dezenas e 5 unidades de pontos.
a)    Quantos pontos ele fez? Escreva por extenso no caderno
b)    Zézinho fez 4 dezenas menos e 2 unidades mais que Paulinho. Quantos pontos fez Zézinho? Escreva por extenso no caderno.

8- Em uma caixa há 157 tomates. Quantos tomates haverá em 10 dúzias de caixas?

9- Se um livro custa R$34,00, quanto custarão 35 livros iguais a esse?

10- O coração de um elefante bate, em média, 30 vezes por minutos. Quantas vezes ele bate em uma hora?

11-    Magali tem meia de caixas de balas. Cada caixa tem uma dezena mais quatro unidades de balas. Quantas balas Magali tem? ______

12-    Mônica arrumou seus 42 pares de sapatos em meia dúzia de prateleiras. Quantos sapatos ela colocou em cada prateleira? _____ 

13-    Cebolinha e Cascão foram comprar um presente para o Anjinho. Eles compraram uma bola colorida e um pião de madeira. Sabendo que a compra ficou em R$ 23,00 e a bola custou nove reais, qual foi o valor pago pelo pião?
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