Páginas

Portfolio Digital



Corrida da água
Atividade desenvolvida com os alunos do 4º ano da EMEF "Maria Ignês Menin Biffi" - Distrito Taquaral - Rincão, para o Dia Mundial da Água - 22 de março de 2013
Cada aluno recebeu seu tabuleiro, quatro peças (jogadores) e um dado que eles mesmos recortaram, coloriram e montaram.
A alegria foi geral - não esperaram nem chegar em casa - jogaram ali mesmo na sala de aula - foi um momento delicioso de descontração.



Texto matemático para completar
Objetivo
- Resolver problemas que envolvam a utilização dos números em diferentes contextos.
Conteúdo
- Relação entre os números usando estimativa em contexto significativo.

Na ___ se­ma­na de ­abril, nu­ma ___ fei­ra, cer­ca de ___ pessoas par­ti­ci­pa­ram da reu­nião da As­so­cia­ção de ­Pais e Mes­tres da escola. No en­con­tro, ___ as­sun­tos fo­ram discuti­dos. Os pre­sen­tes co­me­ram ___ sal­ga­di­nhos no to­tal e con­su­mi­ram ___ gar­ra­fas de re­fri­ge­ran­te de ___ li­tros cada. O pon­to prin­ci­pal da reu­nião foi a or­ga­ni­za­ção da Fes­ta Ju­ni­na. Foi de­ci­di­do que o even­to se­ria rea­li­za­do no dia ___ de ju­nho, ou se­ja, cer­ca de ___ ­dias de­pois do iní­cio das au­las e ___ ­dias an­tes do iní­cio das fé­rias de ju­lho. Es­ti­ma-se que ___ pes­soas com­pa­re­cerão à fes­ta, bem ­mais do que os ___ do ano pas­sa­do. Pa­ra ­elas, ha­ve­rá ___ bar­ra­cas de jo­gos e ___ bar­ra­cas de co­mes e be­bes. O pon­to al­to vai ser a qua­dri­lha, com ___ alu­nos par­ti­ci­pan­tes.

Registro: A turma foi dividida em duplas que foram organizadas dentro de um nível mais 
próximo de desenvolvimento, para que a atuação e a aprendizagem fossem favorecidas
. Cada dupla recebeu uma cópia do texto e foram orientados que ao colocarem os números
 nas lacunas, os mesmos deveriam estar de acordo com o contexto pedido 
A atividade revelou-se rica e altamente produtivaOriginalmente era destinada a turmas de 1º a 3º anos, mas com as devidas alterações conseguimos realizar plenamente a atividade e com as dificuldades pertinentes ao 5º ano.



Curiosidades (textos para leitura e interpretação)


Como deve ser o comportamento durante e execução do Hino Nacional?
O comportamento que temos de ter ao ouvir o Hino Nacional está previsto na Lei nº 5.700, aprovada em 1971 e em vigor até hoje. Essa legislação propõe que o ouçamos em pé e em silêncio, com a cabeça descoberta. Qualquer outra forma de saudação durante a execução - como acompanhar com palmas ou assovios - é proibida. Não há nada na lei, no entanto, que impeça as pessoas de aplaudir depois que o hino termina.

A água poluída fica limpa quando evapora?
Sim, já que durante o processo de evaporação ela se separa dos elementos que a contaminam por ter ponto de ebulição (100 graus Celsius em condições normais de temperatura e pressão) mais baixo que eles. Isso não quer dizer que pode ser bebida após se condensar e cair na forma de chuva. Ela volta a se poluir ao se misturar a outros componentes atmosféricos ou ao retornar a um local já contaminado.

Por que a água do mar é salgada?
Toda água contém íons, inclusive a encontrada em rios e lagos. Nos oceanos, a quantidade é maior devido a um processo que começou há milhões de anos. A chuva foi diluindo os minerais presentes na superfície terrestre, carregando-os para o mar. Ao mesmo tempo, vulcões submersos foram lançando elementos químicos na água, contribuindo para o aumento da salinidade. Esses fenômenos ocorrem até hoje. Estima-se que os oceanos recebam anualmente 2,5 milhões de toneladas de sais variados. Isso quer dizer que os mares ficam mais salgados a cada ano? Não, pois eles também perdem sal. Moluscos, crustáceos, estrelas do mar, ouriços e tartarugas, entre outros animais marinhos, utilizam o sódio e o cálcio diluídos na água para construir suas conchas e carapaças. É por isso que a salinidade média de mares e oceanos ao redor do mundo mantém-se mais ou menos estabilizada em 35% - ou seja, 35 gramas de sais (principalmente cloro e sódio) para cada litro de água.

Todos os animais dormem?
Muitos animais dormem como os humanos, mas a maioria apenas repousa, passando por períodos de menor atividade, em que ocorrem uma baixa do metabolismo e a entrada num estado de letargia (leia os exemplos de quatro espécies na galeria). Tanto o sono como o repouso são importantes para promover o descanso do corpo e da mente e para a produção e liberação de substâncias indispensáveis para a manutenção do metabolismo. No caso dos mamíferos, por exemplo, durante o sono profundo há a liberação de hormônios que ajudam a controlar a fome e a saciedade, além de evitar a perda de cálcio. O tempo de sono varia muito entre as espécies: girafas dormem por duas horas, ratos por 11 horas e o tatu- canastra chega a 18 horas seguidas.

Até onde o Universo se expande?

Não é possível saber com exatidão os limites dessa expansão porque o infinito não tem fim ou não sabemos quando termina. Mas os cientistas conseguem estimar até onde vai o chamado Universo perceptível: ele está a 14 bilhões de anos- luz (ou 130 mil bilhões de bilhões de quilômetros) de distância de nós.



Gatos Malhados

Cada aluno recebeu uma ficha como esta.

Divididos em duplas, os alunos deram espaço ao improviso, já que a indicação para a atividade era que se fosse usado dados para sortear quantas casas os alunos deveriam andar no tabuleiro que continha as multiplicações. Mas como não vemos dificuldade em nada improvisamos.
"Não temos dados? Vamos de Dedos"

Vamos ao jogo:
As duplas deveriam decidir quem começaria a jogar  e depois "lançar" os dedos. O número que saísse correspondia a quantidade de casas a serem percorridas no tabuleiro, lembrando que o caminho poderia ser percorrido de maneira aleatória, mas sem pular nenhuma casa.

Na casa em que parassem deveriam realizar a multiplicação indicada e verificar se o resultado se encontrava em seu Gato Malhado e em seguida pintar o espaço com o resultado. Ganha quem pintar todo o gato primeiro.





Agora com essa atividade não tem como não ficar com a tabuada afiada.
Muito legal

Atividade desenvolvida com os alunos do 5º ano da Emef Maria Ignês Menin Biffi - Distrito Taquaral - Rincão - SP - PACTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário