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Dicas de Livros


A avaliação da educação básica no Brasil

Autor: Dirce Nei Teixeira de Freitas 
Nº de Páginas: 234 pgs
Nº da Edição: 1ª Edição (2007)
ISBN: 978-85-7496-191-0


O estudo examina a regulação avaliativa da educação básica brasileira para saber como ela aconteceu, como autorizou certos interlocutores, como educou e como serviu à estrutura do poder. Esse conhecimento pode contribuir para uma maior compreensão de processos educativos que alcançam e envolvem dirigentes, gestores e professores por meio da política educacional. A estes, aos formadores de professores e aos interessados pela pesquisa em avaliação, o livro propicia elementos elucidativos sobre a relação entre Estado-avaliador e Estado-educador. Sua leitura poderá ser particularmente útil a quem busque conhecer como e por que a avaliação em larga escala evoluiu de “uma questão de interesse” para “uma prática consolidada” no governo da educação básica no Brasil.



A cultura escolar em debate

questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa

Organizadoras: Rosa Fátima de Souza, Vera Teresa Valdemarin 
Nº de Páginas: 208 pgs
Nº da Edição: 1ª edição (2005)
ISBN: 85-7496-152-3

O uso recorrente do conceito de cultura escolar evidencia sua fertilidade para explicar a complexidade da educação moderna e contemporânea, nas quais se entrecruzam fatores determinantes que, embora abordados de modo específico para garantir o necessário aprofundamento, devem ser integrados a um quadro mais amplo que lhes dê significação. Eis a proposta da obra!



A formação social da personalidade do professor

um enfoque vigotskiano

Autora: Lígia Márcia Martins 
Nº de Páginas: 158 pgs
Nº da Edição: 1ª edição (2007)
ISBN: 978-85-7496-168-2


O presente livro aborda o tema da formação da personalidade por meio da discussão sobre o tema específico da formação da personalidade do professor. É inegável que a personalidade do professor interfere positiva ou negativamente no trabalho docente. Mas, afinal de contas, o que é a personalidade e como ela se forma? Quais as maneiras pelas quais a personalidade do professor é abordada na literatura contemporânea sobre o trabalho docente e a formação de professores? A autora, professora Lígia Márcia Martins, enfrenta essas questões tomando por referência a psicologia de Vigotski e de outros pesquisadores ligados à escola vigotskiana, como Aléxis Nikoláevich Leontiev e Lucien Sève. (excertos do prefácio do Prof. Dr. Newton Duarte) O tema "professor" está na ordem do dia. Multiplicam-se os estudos sobre a prática do professor e sobre sua formação, circulando diversas "teorias" a respeito. Este livro, porém, destaca-se claramente dessa pletora de publicações, por vários motivos. Em primeiro lugar, porque trata da questão relativa ao processo de personalização do professor, assunto pouco explorado na literatura recente; em segundo lugar, porque, diferentemente dos textos correntes que proclamam a importância da personalidade na atividade docente, mas não a analisam, esta obra se debruça sobre o tema trazendo contribuição significativa para a sua compreensão; em terceiro lugar, porque parte das diferentes abordagens, identifica nelas a valorização das características pessoais e vivências profissionais do professor e empreende, de maneira fundamentada, a sua crítica; finalmente, porque não se detém na crítica, mas apresenta uma nova perspectiva de análise baseada no enfoque vigotskiano, descortinando novos horizontes para a compreensão do significado e relevância da personalidade do professor no exercício da prática educativa. Por esses motivos recomendo, vivamente, a leitura atenta da presente obra por todos os que se interessam direta ou indiretamente pela problemática educativa. E considero de todo pertinente sua adoção nos cursos voltados para a formação inicial de professores dos diferentes graus de ensino, como é o caso da pedagogia e das licenciaturas, assim como nos programas de formação continuada dos docentes que já se encontram no exercício do magistério. (Dermeval Saviani - Professor Emérito da Unicamp)



FUNDEB, federalismo e regime de colaboração

Autor: Paulo de Sena Martins 
Nº de Páginas: 352 pgs
Nº da Edição: 1ª edição (2011)
ISBN: 9788574962726


As políticas de financiamento da educação básica brasileira foram afetadas pelas relações entre o poder central e os poderes regionais e locais e pela interferência de práticas patrimonialistas presentes desde a gênese do Estado nacional. O presente livro analisa, à luz domodelo de Federalismo cooperativo estabelecido pela Constituição Federal de 1988, a adoção dos fundos contábeis como instrumentos para o financiamento da educação básica pública brasileira e estratégia política para alcançar a equidade e o regime de colaboração entre os entes federados. A obra analisa a experiência do FUNDEF e a construção do vigente FUNDEB, com a participação de vários atores – Executivo, Legislativo e sociedade civil.


Se liga nessa: Educador - Sala dos Professores

Livro da série Se liga nessa direcionado aos educadores, como ponto de partida para que criem novos caminhos em sua ação educativa. Buscando a coerência entre discurso e prática, os autores evidenciam a importância do diálogo e do planejamento pedagógico, bem como a necessidade de articular as áreas do conhecimento e reconhecer as diferenças no cotidiano das salas de aula. O CD encartado traz sugestões de atividades baseadas nos temas desenvolvidos nos três títulos da série: Relacionamento, Convivência e Trabalho.


Planejamento e avaliação | Subsídios para a ação docente


O livro trata de questões relativas a conhecimento e aprendizagem, e orienta o professor na formulação de seus planos de curso e de aula, oferecendo instrumentos seguros para a avaliação de todo o processo educativo. Apresenta o planejamento como fio condutor do trabalho docente e enfatiza a necessidade de se considerar a avaliação como um instrumento a serviço do aluno no caminho da aprendizagem. O livro pertence à série Didática para Educação Profissional.

Sumário:

Sobre o Conhecimento
Conhecimento e aprendizagem
Fatores que Interagem no Processo de Aprendizagem
As relações sociais
Os fatores emocionais
A comunicação didática
A seleção e a organização dos conteúdos
A qualidade em educação
O Planejamento da Ação Educativa
Planejar é preciso
Eu planejo, tu planejas, nós planejamos
Como planejar
O planejamento participativo
Por onde começar
A elaboração do plano de curso
O mercado, o profissional e o plano de curso
Itens de um plano de curso
A elaboração do plano de trabalho do docente
A Avaliação da Ação Educativa
Avaliar também é preciso
Avaliar para quê?
Como avaliar
Avaliação somativa
Avaliação formativa
Mas que procedimentos adotar?
Critérios de avaliação
Mensuração e instrumentos
Conclusão

Criança que brinca mais aprende mais | A importância da atividade lúdica para o desenvolvimento cognitivo infantil

Denise Pozas
Esta obra se pauta em uma concepção de criança contextualizada histórica, social e culturalmente, com a aposta de uma educação infantil mais criativa. Em Criança que brinca mais aprende mais, as questões teóricas pertinentes à brincadeira são levantadas e, de modo leve e pragmático, aprendemos que brincar, além de ser divertido, é parte fundamental do desenvolvimento cognitivo infantil.

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